quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

A Operação "Valquíria" bolsonarista

 

A Operação "Valquíria" bolsonarista

Artigo de André Soares - 16/01/2023 

 

   

 

A conspiração bolsonarista, que perpetrou os atos terroristas na Capital Federal, em 08/01/2023, é a reprodução malograda e às avessas da conspiração dos generais de Hitler na Operação “Valquíria”, deflagrada na Alemanha nazista, durante a 2ª Guerra Mundial (GM). Isso porque, se a conspiração dos generais alemães na Operação “Valquíria” visou ao assassinato do tirano e ditador Hitler, para a extinção do nazismo e encerramento da 2ª GM; já a conspiração bolsonarista visou diametralmente ao contrário: o assassinato da democracia e do estado de direito brasileiros, pela tomada violenta do poder pelos militares, para a implantação de uma ditadura no Brasil, liderada pelo ex-presidente perdedor, Jair Bolsonaro.

E as provas incontestes da Operação “Valquíria” bolsonarista começaram a ser reveladas a partir da recente descoberta da minuta de decreto presidencial, encontrada na residência de Anderson Torres, ex-ministro da justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro; que prescrevia uma inconstitucional decretação de estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir daí, avultam as semelhanças entre essa conspiração bolsonarista e a dos generais alemães nazistas.

Vejamos!

Inicialmente, os militares alemães modificaram o plano original da Operação Valquíria com a intenção de usar a força de reserva alemã para tomar o controle das cidades do país, desarmar a SS e prender a liderança nazista após o assassinato do ditador Adolf Hitler. Identicamente, a conspiração bolsonarista elaborou inconstitucional decreto presidencial, a ser assinado pelo então presidente da república Jair Bolsonaro, decretando estado de defesa no TSE, para fraudar a legitimidade da vitória do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, nas eleições presidenciais de 2022.  

A segunda semelhança está no duplo malogro, tanto da tentativa de assassinato de Hitler, que sobreviveu ao atentado à bomba de 20/07/1944, perpetrado pela conspiração nazista; como também da tentativa de assassinato da democracia e do estado de direito brasileiros, em 08/01/2023, perpetrado pela conspiração bolsonarista.

Mas, a principal semelhança entre a Operação “Valquíria” bolsonarista e a germânica é que ambas foram idealizadas, planejadas e executadas pelos militares. Todavia, importa ressalvar que os generais alemães conspiradores, os quais foram todos fuzilados posteriormente por ordem de Hitler, eram verdadeiros patriotas; enquanto os militares conspiradores brasileiros, que até o momento permanecem absolutamente incólumes ao rigor da legalidade, são verdadeiros traidores da pátria, e deveriam ser todos exemplarmente “fuzilados”, pelo estado democrático de direito vigente, para a salvação definitiva da democracia brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário