Artigo de André Soares - 21/04/2011
Todos conhecem a trágica história do navio Titanic. E as suas semelhanças com a conjuntura nacional são inúmeras. Evidentemente que a filosofia de vida irresponsavelmente otimista da sociedade é incapaz de reconhecer essa realidade, pois os brasileiros só sabem comemorar o futuro, mesmo sem conhecê-lo. E foi exatamente assim que começou a fatídica tragédia do Titanic.
Assim como o Titanic era a mais pujante e avançada construção da engenharia naval da época, o Brasil é virtualmente a mais auspiciosa potência mundial da atualidade. E as boas semelhanças entre os dois terminam aí.
Assim como o Titanic, a tragédia brasileira não é uma fatalidade, mas resultado de uma sucessão de erros e falhas acumuladas na condução do seu destino.
Assim como o Titanic, a tragédia brasileira até certo ponto também era evitável. Mas, agora não é mais. Vai acontecer, inevitavelmente.
Assim como o Titanic, a tragédia brasileira é que o Brasil vai “afundar”, pois vai entrar em colapso. Em breve.
Assim como o Titanic, a tragédia brasileira é que a sociedade não sabe disso, pois está festejando o seu futuro “promissor”. Porém, vai sofrer. E muito.
Assim como o Titanic, a tragédia brasileira é que somente os poucos privilegiados e inteligentes que anteviram o futuro e se prepararam “sobreviverão”. Pois, estão a salvo, partindo em "seus botes”.
Como "o pior cego é aquele que não quer ver"; depois, não diga que não foi avisado.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário