quarta-feira, 26 de junho de 2013

Para que serve a ABIN?

Artigo de André Soares - 26/06/2013

Servidores da Agência Brasileira de Inteligência afirmam que há uma tentativa de militarização da atividade (Ed Alves/CB/D.A Press - 20/9/12)




“Para que serve a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)?” é uma das perguntas mais recorrentes dos governantes do país, formulada sistematicamente desde a sua criação em 1999, pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e atualmente pela presidenta Dilma Rousseff, em razão de sua escabrosa ineficiência. Porque é sobejamente notório que a ABIN é incompetente no cumprimento de sua missão institucional de antecipar oportunamente aos nossos governantes as graves ameaças que vitimam o estado brasileiro.
Contudo, assim como “o pior não tem limite”, a incompetência da ABIN também não tem. Porque a ineficiência do principal serviço secreto do país chegou ao cúmulo de não conseguir prever e antecipar tempestivamente à presidência da república a onda de manifestações populares que eclodiram recentemente em todo o Brasil e que, a despeito da sua legitimidade, vem sendo infiltrada por diversos grupos criminosos, realizando graves contingências à segurança pública.
Parece inacreditável, mas a ABIN, como órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), mesmo com todo o seu orçamento e aparato nacional de inteligência à sua disposição, bem como com sua legião de arapongas espalhados por todo o país, empregando as técnicas operacionais mais sigilosas dos serviços secretos, não antecipou oportunamente à presidenta Dilma Rousseff sobre a recente onda de manifestações populares, que vem reunindo centenas de milhares de pessoas, as quais não foram planejadas em sigilo, mas sim espontaneamente e ostensivamente em todos os meios de comunicação, especialmente nas principais redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp.
Ou seja, a ABIN não antecipou o escandalosamente óbvio, que o Brasil e toda a sociedade sabiam. Aliás, para saber sobre a eclosão dessa importante realidade nacional, bastava aos dirigentes da ABIN conversarem com seus próprios filhos que, assim como milhares de jovens brasileiros, certamente sabiam como participaram desses eventos.
Contudo, a principal pergunta que mais incomoda os governantes do país não é “Para que serve a ABIN?”, mas “O que fazer com a ABIN?”.
 
 
“A Inteligência é um apanágio dos nobres. Confiada a outros, desmorona".
(Coronel Walther Nicolai - 1873/1934 - Chefe do Serviço de Inteligência do Chanceler Bismarck)

2 comentários:

  1. Meu caro André, o que faríamos então? Se o órgão responsável pelo adiantamento da ocasião não é o ladrão, onde se encontra o elemento surpresa?

    ResponderExcluir
  2. Deveria ter mais inteligência e mais poder como a CIA e o FBI para combater as badernas internas e externas, que órgão é esse que perde até para os sem terras?

    ResponderExcluir