terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Esperança, ou ilusão? – II

“Feliz Ano Novo!..Feliz Vida Nova... ou...Feliz nova "vida velha"?"


 
A cada dia as pessoas prometem a si mesmas que mudarão suas vidas e realizarão tudo o que sempre desejaram, pois seus sonhos ainda não aconteceram. Assim, os dias vão se passando...passando...passando...e, evidentemente, nada acontece. Até que o final do ano acontece porque, como o final de tudo sempre acontece, este foi mais um ano que se perdeu esperando a vida acontecer. Nesse momento, as pessoas são abruptamente acometidas por um sentimento misto de desespero e esperança. Desespero pela certeza de que a contagem regressiva de suas vidas está cada vez menor e que o seu fim está cada vez mais próximo, misturado numa histérica e frágil esperança de que suas vidas acontecerão, conquanto seja incerto o tempo que ainda lhes resta. Isso é esperança, ou ilusão?
Lembremos que a esperança é a característica humana que constitui sua maior força e sua maior fraqueza, pois com a sua inspiração as pessoas são capazes de realizações e superações inimagináveis, mas também de se entregarem à escravidão e ao infortúnio. Porque a esperança que não se fundamenta na fé naquilo que seja verdadeiro é, na realidade, pura ilusão. Destarte, a única verdade na vida daqueles que se entregam passivamente à mera expectativa de melhores auspícios para si mesmos, confiantes na ação exclusiva da intervenção divina, é a realidade do próprio fracasso pessoal na construção desse mister.
Assim, a cada passagem de ano, o que a maioria das pessoas está de fato comemorando é o seu autoengano em acreditar na mentira que o acaso da sorte lhes abençoará com as dádivas de uma vida exitosa, que na verdade nunca sairá do mundo dos sonhos. Pois, estas pessoas estão celebrando os desígnios de uma nova “vida velha” e medíocre que continuarão a ter porque aprisionaram suas existências no cárcere da pusilanimidade e inação.
Viver assim é viver de esperar – esperando um ano melhor, esperando uma eleição melhor, esperando uma vida melhor, esperando um país melhor, esperando um mundo melhor, esperando o aumento, esperando ganhar o prêmio, esperando o amor, esperando a felicidade, esperando a sorte, esperando a morte, "...esperando, esperando, esperando..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário