sábado, 24 de dezembro de 2011

Esperança, ou ilusão ?

A esperança é a característica humana que constitui sua maior força e sua maior fraqueza. Com a sua inspiração as pessoas são capazes de realizações e superações inimagináveis e também de se entregarem à escravidão e ao infortúnio. Como todos são movidos à esperança, afinal “a esperança é a última que morre”, aí está a essência do mais poderoso instrumento de motivação pessoal, conquanto possa ser empregado para  o bem, ou para o mal.
A esperança é a força da vida e fundamenta-se no desejo de mudança da realidade na expectativa da construção de um futuro melhor. Tanto maior essa expectativa, maior a força motivadora da esperança. Entretanto, tão crucial quanto não perder a esperança é conhecer a sua veracidade, divisor de águas entre o livre arbítrio e a manipulação.
Acreditar é o segredo.
“Você acredita em quê?”
Esta pergunta é fundamental porque só se tem esperança naquilo em que se acredita. Portanto, cuidado ao respondê-la, pois sua resposta revelará a sua maior intimidade. Acredite!
Mas, desnecessário se faz desvelar intimidades, pois a serviço da esperança estão as ideologias, conforme bem disse o poeta: “...ideologia, eu quero uma prá viver...”

O mercado das ideologias é diversificado e composto principalmente por crenças, seitas, religiões, amplo ideário político-social-econômico, e muito amor – amor à vida, amor ao próximo, amor à arte, amor à ciência, amor à natureza, amor à justiça, amor à pátria...amor a Deus...
Entretanto, como o segredo da esperança é acreditar, no desespero pela vida as pessoas se entregam ao equívoco do caminho fácil e enganoso de simplesmente acreditarem, sem questionarem “verdadeiramente” o objeto de sua fé. É por essa razão que o mercado das ideologias é vasto e ilimitado, demonstrando que na realidade a maioria das pessoas é capaz de acreditar em qualquer coisa.
Todavia, acreditar sem questionar é o mesmo que caminhar sem ver, e caminhar sem ver é não saber para onde se está indo. Esta é a consagrada filosofia popular “...deixe a vida me levar...”, retratada por vários poetas; e que consiste na maior fraqueza da esperança, pois viver na escuridão pode conduzir à escravidão, ao infortúnio e ao suicídio.


Ter esperança assim é viver de esperar – esperando um ano melhor, esperando uma eleição melhor, esperando uma vida melhor, esperando um país melhor, esperando um mundo melhor, esperando o aumento, esperando ganhar o prêmio, esperando o amor, esperando a felicidade, esperando a sorte, esperando a morte, "...esperando, esperando, esperando..."

Se a própria vida é o maior bem que se pode ter, não se deve desperdiçá-la na ilusão das promessas tolas, das idéias tolas, das pessoas tolas. Seja protagonista da própria vida e construa a sua história por você mesmo; pois, na pior hipótese, é ainda preferível errar por suas decisões, que pela influência alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário