sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O eterno retorno III – “O mundo dá voltas!”




Certa feita, Alex, exercendo sua autoridade de chefia, impediu a ascensão profissional de Fabrício, obstando suas pretensões de carreira. Posteriormente, ao ser comunicado por Alex que estava sendo preterido em sua aspiração, Fabrício acatou silentemente seu infortúnio, apesar de se sentir injustiçado.

Algum tempo depois, o destino fez com que a situação entre eles se invertesse e Fabrício passou a ser o chefe de Alex, sendo que ambos vivenciaram a idêntica circunstância anterior na qual um deles decidiria o destino do outro.

Evidentemente que Fabrício não se esquecera do prejuízo que Alex lhe havia imposto no passado e, portanto, teve enorme satisfação em retribuir-lhe da mesma forma, cujo maior prazer seria o momento em que lhe comunicaria isso pessoalmente.

Assim, depois de preparar meticulosamente a sua vingança, Fabrício deleitou-se em êxtase no momento em que disse a Alex que o mesmo seria preterido em suas aspirações pessoais e profissionais.

Da mesma forma como ocorrera no passado, Alex acatou silentemente seu infortúnio, mesmo sentindo-se prejudicado e injustiçado.

Ao final, encerrando seu momento de glória pessoal, Fabrício não se conteve e disse a Alex, por derradeiro:

“Está vendo meu caro Alex...O mundo dá voltas!”

Nesse instante, Alex emergiu do seu silêncio, respondendo a Fabrício com veemência:

“Estou vendo meu caro Fabrício... O mundo realmente dá voltas!”

e profeticamente sentenciou:

“...E continua dando!”

A verdade é que o enredo dessa história real é amplamente recorrente na história da humanidade, no cotidiano, no âmbito de nossas vidas e nos desígnios dos relacionamentos amorosos. Portanto, que a sua reflexão sirva para inspirar-nos a sabedoria que as escolhas e decisões de nossas vidas não devem ser feitas nem tomadas intempestivamente, muito menos sob o temor do acaso do destino; e que para se alcançar os melhores auspícios, deve-se decidir com a inteligência de decifrar as pessoas e os intrincados meandros da vida humana.

Porque, ao privilegiado protagonista que desfrutar desse tirocínio, o destino passará a não lhe ser mais tão adverso e imprevisível, pela sua maestria em antecipá-lo, permitindo-lhe construir o futuro alvissareiro, cuja expertise lhe será especial e secreto instrumento de poder. Aos demais restará a frustração da descoberta tardia do desperdício de suas vidas no transcurso de uma existência vã e da constatação infeliz daquilo em que se tornaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário