quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A "guerra dos sexos"

Artigo de André Soares - 08/12/2010

Afinal, o que querem homens e mulheres?
Num de seus filmes, Woody Allen, renomado cineasta, roteirista, escritor e ator norteamericano, retrata com muita inteligência e bom humor a resposta à pergunta sobre o que querem as mulheres.
No seu roteiro, Woody Allen, como invariável protagonista de seus filmes, se apaixona perdidamente por uma mulher. No afã de conquistá-la busca elaborar uma estratégia infalível. Por uma sorte do destino, ele consegue, sigilosamente, ouvir sua amada confidenciar à sua melhor amiga a descrição minuciosa do que  ela desejava ser o homem ideal dos seus sonhos, como ele deveria tratá-la, presenteá-la e, inclusive, como este homem deveria declarar o seu amor por ela. E se algum dia ela encontrasse um homem assim, se apaixonaria perdidamente por toda a vida.
Evidentemente que Woody Allen memorizou minuciosamente cada detalhe dessa crucial revelação. A partir de então, ele passou a se comportar e a fazer exatamente tudo o que sua amada sempre sonhou num homem e, obviamente, ela ficava cada vez mais extasiada, por ter encontrado um homem assim. Tudo culminou num jantar romântico entre os dois, a sós, no qual Woody Allen planejou estrategicamente todos os detalhes, exatamente como sua amada sempre sonhou. Ao seu final, tal qual havia sido imaginado por sua amada, Woody Allen, no momento romanticamente mais adequado, declarou o seu grande amor por ela, tendo o cuidado inclusive de reproduzir as mesmas palavras que sua amada gostaria de ouvir, exatamente como ela havia confidenciado à sua amiga.  O resultado foi surpreendentemente inesperado. Ao contrário do que Woody Allen e nós (audiência do filme) esperávamos (certamente que ela caísse em seus braços) a mulher, contrariando-se a si própria, caiu em choro descontrolado, fugindo em desabalada carreira, entrando a partir daí em profunda crise existencial.
O que querem as mulheres?
A resposta é a mesma da pergunta sobre o que querem os homens.
Ambos não sabem.
Contudo, muito mais importante que saber essa resposta é dominar a sua compreensão.
Ou seja:
Porque homens e mulheres não sabem o que querem?
Resposta:
Porque sabem.
Complicou?
Toda essa pseudo e interminável polêmica sobre o que querem homens e mulheres tem sua genealogia na eterna “guerra dos sexos”.
Todavia, o que querem homens e mulheres é sobejamente sabido por homens e mulheres, desde Adão e Eva.
Mulheres querem amor e romance.
Homens querem sexo e poder.
Portanto, inicialmente, num primeiro momento, homens e mulheres, sabem exatamente o que querem.
Então, por que não sabem?
Porque quando homens e mulheres encontram o que sempre desejaram e sonharam na vida, ficam exatamente como a mulher do filme de Woody Allen – perturbados e perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário