quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mensagem aos jovens III - "forever young"

Artigo de André Soares - 03/12/2010.



 
“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que não gozam muito e nem sofrem muito porque vivem nessa penumbra cinzenta, sem conhecer vitória nem derrota.”Esse célebre pensamento de Theodore Roosevelt, duas vezes presidente dos EUA, é a máxima que seguem as pessoas vitoriosas. Contudo, embora o sucesso seja uma avaliação subjetiva e a vida uma decisão pessoal é de bom alvitre não marginalizar o sucesso, nem desperdiçar a vida.
 
“Você que é jovem e tem uma vida toda pela frente” deve saber desde já que essa é uma premissa perigosamente falsa.
 
Primeiro, porque o fato de alguém ter pouca idade não significa que seja necessariamente jovem. Inclusive, porque há pessoas assim que já são velhas; e outras, embora seja raro, que se mantêm eternamente jovens (forever young), apesar do avançar da idade.
 
Isto porque o que caracteriza a juventude não é o tempo de vida transcorrido, mas aqueles que possuem o atributo da rebeldia. Rebeldia não é ser transviado, indisciplinado, marginal, desajustado, ou qualquer outro aspecto depreciativo da personalidade. Rebeldia é o atributo de caráter, próprio de quem não se permite dominar. Uma pessoa rebelde é disciplinada, ordeira, trabalhadora, responsável e possuidora de todas as demais qualidades dignas de um cidadão. Mas, não é subserviente, não se subverte, não se vende, não se corrompe, não se escraviza, pois não aceita, nem permite ser dominado. Isso é ser jovem.
 
Segundo, porque você, mesmo que tenha pouca idade, não tem uma vida toda pela frente. Pois, ninguém tem. Essa é a tragédia da vida porque vivemos sem qualquer garantia de que se estará vivo no instante seguinte. E isso é a mais pura verdade!
 
Assim, a primeira e dolorosa premissa que devemos saber é que a nossa vida é, na verdade, uma contagem regressiva, que não sabemos em que número começou, nem em que contagem está. E o pior, essa contagem vai acabar. E isso significa que as pessoas de pouca idade têm apenas e virtualmente um potencial de vida, que as de mais idade já não têm.
 
É por isso que o maior patrimônio dessa vida é o nosso tempo, seja em que idade for. E é essa tragédia que, paradoxalmente, nos dá a energia e a força para viver.
 
Você que é jovem e agora já sabe que pode não ter toda uma vida pela frente, nunca desperdice seu tempo esperando que sua vida aconteça. Inspire-se na coragem e grandeza de Theodore Roosevelt e na sabedoria das palavras esquecidas do grande poeta Geraldo Vandré, que dizia:
 
“...Esperar, não é saber! Quem sabe, faz a hora! Não espera acontecer!...”
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário