quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Inteligência Ética

Artigo de André Soares - 29/10/2010
“O difícil é saber o que é certo. Mas, quando se sabe o que é certo, o difícil é não fazê-lo”.
Você sabe o que é certo?

Muito provavelmente, não sabe. E demonstrar isso é até simples e rápido, embora constrangedor. Basta, apenas, questionar o que você acredita ser “o certo”, pois dificilmente a sua “certeza” resistirá a uma verdadeira investigação. Mas, como todos sabemos, por motivos óbvios de autopreservação, as pessoas sabem do “suicídio” que é enfrentar essa investigação pessoal.
Essa insegurança ante à dura e cruel realidade da vida é o principal motivo da fragilidade humana, que leva as pessoas a acreditarem em qualquer coisa, refugiando-se desesperadas no mercado diversificado das ideologias, composto principalmente por crenças, seitas, religiões, amplo ideário político-social-econômico, e muito amor: amor à vida, amor ao próximo, amor à arte, amor à ciência, amor à natureza, amor à justiça, amor à pátria...amor a Deus...
Todavia, tudo isso é inócuo se não houver fé.

Você tem fé no que acredita ser certo?

Muito provavelmente, não tem. E demonstrar isso também é até simples e rápido, embora constrangedor. Basta, apenas, colocar a sua fé em provação, à semelhança da passagem bíblica na qual Deus submeteu a fé de Abraão a uma provação de morte. Mas, com uma diferença significativa - no seu caso, a sua provação de morte irá se concretizar realmente, caso sua fé não seja verdadeira, de fato (e você ainda vai querer se autoenganar, fingindo acreditar na sua suposta fé?). Porém, como todos sabemos, por motivos óbvios de autopreservação, as pessoas sabem do suicídio real que sofrerão, desvelando o engodo de sua própria fé.

É por isso que vivemos numa era de crises psicológicas e epidemias de doenças e transtornos mentais, na qual as pessoas estão cada vez mais pusilânimes, indecisas, medrosas, sem força, sem vida, sem razão e sem propósito.

Falta-lhes verdade e fé.

Ter Inteligência Ética é saber, verdadeiramente, o que é certo. Quem tem essa coragem é naturalmente temido pelo grande poder de tornar-se invencível ante à sua verdade.

Você tem Inteligência Ética?

Muito provavelmente, não tem. E demonstrar isso também é até simples e rápido, embora seja por demais constrangedor. Afinal, como todos sabemos, por motivos óbvios de autopreservação, as pessoas preferem o suicídio de existir sem propósito, a viver e dignificar a própria vida em nome da verdade e da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário