quarta-feira, 12 de setembro de 2012

"O sucesso"

 
 
Todos sonham e almejam o sucesso.

Todavia, a abordagem dada a esse tema, à semelhança de outros, vem sendo tratada equivocadamente, distanciando as pessoas de sua efetiva realidade.

Vejamos.

Inicialmente, o sucesso é inerente à excelência, que é condição afeta apenas aos melhores. Portanto, diferentemente do discurso “politicamente correto” e consensual de que o sucesso está ao alcance e todos; ao contrário, não está.

No fundo, todos sabem disso, pois são coniventes com a hipocrisia social de se fingir que o “mundo maravilhoso” em que vivemos é pleno em oportunidades para todos.

O que não é dito (e provavelmente isso seja uma novidade) é que você não obterá o tão almejado sucesso que deseja em sua vida. Infelizmente, isso é verdade e é muito importante que você a conheça. É muito importante que você saiba do seu próprio fracasso, justamente para evitá-lo, pois a conseqüente frustração decorrente desse seu insucesso em sua vida pode ser, literalmente, “de morte”.

Muito naturalmente você discordará e até se aborrecerá.

Mas, é verdade. Quer apostar?

Mesmo sem conhecê-lo, pode-se apostar todas as fichas nisso. E quem o fizer ficará rico; pois certamente errará, mas somente nos pouquíssimos e insignificantes casos das pessoas que serão bem-sucedidas (você acha que faz parte desse seleto grupo?); mas ficará milionário com a esmagadora maioria dos casos em que certamente vai acertar, pois inescapavelmente a imensa maioria das pessoas de fato não alcança o sucesso em suas vidas.

Veja o exemplo daqueles que sonham e almejam o sucesso como sendo jogadores de futebol, à semelhança dos nossos craques. Só no Brasil, são milhões de brasileiros investindo suas vidas nisso.

Quantos conseguirão?

O número é tão irrisório que se pode garantir que todos fracassarão e se frustrarão porque, apesar dessa obviedade, esses milhões de brasileiros continuam achando que este sonho se realizará.

Sonhar na vida é fundamental; mas isso não é sonho, é ilusão.

Outro exemplo idêntico são os milhões de brasileiros que apostam em loterias, sonhando que ficarão milionários.

Pura ilusão, pois loterias foram feitas para não serem ganhas. Você já ficou milionário?

Outro exemplo, porém menos gritante, é o dos milhões de brasileiros apostando suas vidas numa eventual aprovação em concursos públicos – os “concurseiros”.

Como o número de candidatos é exponencialmente superior ao número de vagas, da mesma forma, proporcionalmente, somente poucos conseguirão. Portanto, sempre haverá uma esmagadora maioria de candidatos que, por mais que tente, nunca passará nesses concursos.

Portanto, a realidade verdadeira é que o sucesso não foi feito para todos, só para os melhores.

Agora, um exemplo diferente – “um colega fracassado, que alcançou o sucesso”.

Este colega sonhou e tentou de todas as formas o sucesso, querendo ser um atleta titular do time de voleibol.

Era vigoroso, dedicado, esforçado, prestativo, jogava bem voleibol... mas o máximo que conseguiu, depois de anos de esforço, foi sentar-se no banco de reservas. Mas, nunca jogou.

Foram necessários anos de frustração para que ele descobrisse que o verdadeiro sucesso sempre esteve ao seu lado, embora ele não o visse – porque durante todo esse tempo o sucesso para ele era ser titular do time de voleibol.

Ele não via que ele era polivalente; que nadava excepcionalmente; que nadava tão bem que nem precisava treinar; que por isso era o titular absoluto das equipes de natação dos nados de pólo, borboleta e peito; que ganhava todas as provas que disputava; que os técnicos dessas equipes ficavam doidos atrás dele para que participasse das competições; e que ele era admirado por todos por ser um excelente nadador.

A partir de então, este colega aprendeu a viver o sucesso nas competições de natação.

E se deu bem!

E o voleibol?

Virou hobbie – pura diversão.

Tudo isso confirma exatamente o que foi dito: o sucesso é, inexoravelmente, apanágio apenas dos melhores.

A maioria das pessoas realmente não o alcança porque, na verdade, não sabe o que ele é, idealizando-o equivocadamente a partir de suas preferências e do que mais gostam de fazer.

Ledo engano!

Outro caso típico desse equívoco são os milhões de brasileiros que almejam o sucesso empresarial e apostam suas vidas e economias abrindo um negócio, cuja atividade invariavelmente está relacionada ao que mais gostam de fazer. O fracasso é sempre estrondoso.

Por que?

Porque o segredo do sucesso não está relacionado às preferências pessoais, mas sim ao que se faz de melhor, pois como foi dito inicialmente o sucesso é inerente apenas à excelência.


Portanto, se o objetivo a atingir é o sucesso, não se deve confundi-lo com as eventuais preferências; pois estas estão relacionadas ao prazer e à satisfação pessoal que, em geral, não é o que as pessoas fazem de melhor.

Portanto, descubra a sua excelência, o que você faz de melhor, excepcionalmente bem, não precisa ser o melhor de todos, mas deve ser algo que os outros reconheçam que você faz muito bem e te elogiam (acredite! você encontrará).

Este é o seu caminho do sucesso.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário