quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Saber pensar III - A comunicação

Artigo de André Soares - 14/11/2010.
 
 
“Muito cuidado com as palavras!”
Por que?
Raciocine: As palavras são o principal instrumento da comunicação; e a comunicação, por conseguinte, é o principal instrumento de manipulação humana.
Logo: “Muito cuidado com as palavras!”
Ainda duvida?
Lembra-se, ou já ouviu falar, do Holocausto?
Pois, a humanidade desespera-se até hoje só de pensar no poder da supremacia ensandecida de Hitler sobre o povo alemão, que os conduziu ao patrocínio de um dos maiores extermínios de vidas humanas da história, na segunda guerra mundial. Pois, se Hitler subjugou impiedosamente seus inimigos com o poder destruidor de sua máquina de guerra; diferentemente, Hitler subjugou o povo alemão à sua vontade, dominando suas mentes. Para dominá-las empregou outra máquina de guerra cujo arsenal bélico era fulminante. Suas armas? O poder avassalador da comunicação - e das palavras. Tamanha a importância estratégica da comunicação para Hitler, visando à manipulação das mentes alemãs aos propósitos do Nazismo, que nomeou como comandante dessa operação psicológica o Ministro da Propaganda do Terceiro Reich, Joseph Goebbels, homem mais poderoso da era Nazista, depois de Hitler. Assim, manipulando a comunicação por meio das palavras, Hitler dominou e conduziu toda uma nação ao enfrentamento de uma guerra mundial com o objetivo de conquistar o mundo. E quase conseguiu.
E você ainda acha que não deve tomar muito cuidado com as palavras?
Contudo, Hitler não foi o primeiro nem o último a usar o poder das palavras e da comunicação para manipular pessoas. Na verdade, todos fazem isso, desde os primórdios, inclusive os que o negam. Porém, o que realmente importa é a eficiência dessa manipulação; que só é alcançada pelos que, a exemplo de Hitler, dominam essa especial expertise.
Como isso funciona?
Toda a manipulação humana, por meio da comunicação, se desenvolve a partir do seu princípio fundamental, que é:
“Você pensa o que você diz, e você diz o que você pensa.”
Se você se dedicar a estudar profundamente esse princípio ficará deveras impressionado como ele é verdadeiro – e funciona. E exemplos não faltam para ilustrá-lo, principalmente no mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, como a propaganda comercial, a religião e a política.
Portanto, muito cuidado com o que você ouve e com o que você diz porque tudo isso afeta diretamente o raciocínio e a forma de pensar.
Quer um exemplo?
Pare de chamar a sua “querida” companheira de “dona encrenca”; e passe a tratá-la como, “meu amor”, “minha vida”, ou “minha paixão” (mesmo que seja mentira); e você verá a enorme transformação que ocorrerá (na sua companheira e em você mesmo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário