quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Inteligência Operacional - Inimigos


Artigo de André Soares - 03/11/2010.


“Possuir inimigos é uma felicidade” – são palavras sem duplo sentido e sutilezas semânticas do incompreendido e grande filósofo Nietzche, dizendo exatamente que “ter inimigos é uma felicidade real”. Se a maioria absoluta das pessoas que pensa diferentemente de Nietzche não estiver errada, vale dizer que Nietzche também não está. Ou será que existe filosofia certa e filosofia errada? Deixando mais essa discussão para uma próxima oportunidade, o que aqui se coloca é entender que esse pensamento aparentemente insano tem uma lógica bastante coerente e eficiente, com profundas implicações na vida real; pois, acredite, ter inimigos é muito importante.
Para entendermos melhor, façamos uma analogia com a saúde.
Aqueles que disserem que “a verdadeira felicidade é não ter inimigos”, também estão dizendo que “a verdadeira saúde é não ter doenças”, não é mesmo?
Porém, sabemos cientificamente que “a verdadeira saúde é ter doenças”, pois um organismo que não as tiver padecerá, porquanto seu sistema imunológico, sem ‘inimigos’ para combater, se enfraquecerá gradativamente, até ficar completamente indefeso ante qualquer ameaça.
Não se esqueça que é exatamente a descoberta desse fundamento que permitiu à ciência o desenvolvimento das vacinas, que tantas vidas salva e sem as quais não teríamos a longevidade que hoje temos. Lembre-se, portanto, que ao tomarmos vacinas estamos na verdade tomando doses controladas da própria doença que queremos combater. A saúde que ela nos proporciona é resultado de uma verdadeira guerra que é travada no nosso organismo, no qual nosso sistema imunológico combate arduamente para vencer os ‘inimigos’ que nós mesmos introduzimos em nosso corpo. Essa é uma guerra com vários ‘mortos e feridos’, em que nós sofremos pesadas ‘baixas’ que muitas vezes sentimos por meio das reações adversas que podemos ter como náuseas, mal-estar e principalmente febre. O resultado final dessa estratégia aparentemente insana, mas coerente e eficiente, é que combatendo e vencendo ‘inimigos’ nosso sistema imunológico fica, conseqüentemente, cada vez mais fortalecido contra eles.
Na vida real não é diferente, pois viver é mais do que ter saúde e significa lutar permanentemente pelo seu propósito. Afinal, qual é o seu propósito de vida? Todavia, diferentemente da ingenuidade dos sonhadores, mas semelhante à dura realidade que vive nosso sistema imunológico, o mundo real é hostil e adverso. Além disso, quanto mais êxito e sucesso você conquistar mais o seu ‘brilho’ ofuscará o ‘brilho’ dos outros. E lembre-se, a inveja é uma fonte inesgotável de inimigos. Assim, ter inimigos é natural e inerente ao próprio sucesso e aquele que o almejar os terá, inescapavelmente.
Todavia, não esqueçamos que ter inimigos é sempre muito perigoso; pois, assim como as doenças, inimigos podem nos matar. Portanto, a melhor estratégia de vida é ser forte e poderoso, à semelhança do nosso sistema imunológico, pois se ele deixar de ser estaremos com nossos dias contados. Nossa analogia ainda nos revela que se produzir vacinas é uma difícil ciência, vencer inimigos também é.
Por derradeiro, talvez ainda tenha faltado entender onde está a felicidade em ter inimigos. Essa compreensão, podemos detalhar mais tarde, mas reflita: “você não é muito feliz em ser vacinado?”
Portanto, se você não tem inimigos, trate de tê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário