quarta-feira, 12 de setembro de 2012

"Saber pensar"

"Saber pensar"

(clique para ver e ouvir)


Artigo de André Soares - 08/04/2010.

“Matrix” (The Matrix) é um filme famoso da década de 90, que combinou com notável talento e competência, ficção, filosofia e efeitos especiais de última geração. O filme retrata um mundo no qual as pessoas achavam que viviam suas vidas normalmente porque suas mentes estavam sendo manipuladas para que pensassem assim. Dessa forma, a humanidade imaginava estar vivendo, quando na verdade “vivia” sonhando. Transpor essa história do cinema para a realidade é insanidade própria dos loucos, dirão todos; mas essa reação é exatamente a mesma que as pessoas enganadas do filme “Matrix” tinham perante a verdade.

 “Matrix” existe sim na vida real e, da mesma forma como no filme, a humanidade não acredita. A diferença é que no filme havia um “escolhido” para salvá-la, e na vida real não há.  A verdade inconveniente é que todos somos vítimas durante toda a vida de inúmeras estratégias de manipulação, a serviço dos mais espúrios interesses.  Gostem, ou não, o mundo é assim e a esmagadora maioria das pessoas foi, é, e continuará vivendo dominada e controlada pela mentira e pelo engano porque somente pouquíssimas pessoas se libertam, pois para isso é preciso conhecer a verdade “verdadeira”. Mas, para alcançar a verdade “verdadeira” é preciso “saber pensar”. E para “saber pensar” é preciso ter coragem, muita coragem.

Pensar é uma questão de raciocínio. Todos pensam, até os animais. “Saber pensar” é questão de coragem – por isso somente poucos conseguem, pois como bem profetizou o grande filósofo – “... a verdade é feia!...” Eu acrescentaria - “... por vezes, horrorosa!...”

“Você “sabe pensar”?”

Então, vejamos:

“Em que você acredita?” (Certamente você acredita no que é verdadeiro porque se não for, aí você já está em apuros).

Portanto, já que você acredita no que é verdadeiro, não haverá qualquer problema em investigá-lo, não é mesmo?

“Aceita o convite, ou prefere um desafio?”

Outra verdade muito inconveniente é que a maioria absoluta das pessoas foge tanto do convite, como do desafio. Muitos inclusive nem conseguirão ler até aqui.

A vida real é dominada pela manipulação, que encontra terreno fértil na mente das pessoas porque elas cometem o grave erro de acreditar nas outras pessoas. Tudo se inicia primeiramente acreditando nos pais – e é assustador como os pais mentem para os seus filhos! Depois, acreditando nos professores, nos religiosos, nos políticos, nos chefes, nos líderes, nos sábios, nos governantes, acreditando por fim num mundo de mentiras criado diante de seus olhos para escravizá-los na ilusão de um “mundo melhor”, que nunca virá. Um verdadeiro massacre! Não é de surpreender que poucos “sobrevivam”.

A conseqüência mais branda de tudo isso está no sofrimento das inúmeras vezes em que as pessoas se frustram, se decepcionam e são  seriamente prejudicadas, em decorrência das mentiras descobertas, as quais lhes foram vendidas como verdades, ao longo de suas vidas! Entretanto, isso não é nem o começo!

“Saber pensar” é um exercício e um aprendizado. Um exercício de muita coragem e um aprendizado de Lógica – por isso, estude Filosofia! Estas são as ferramentas necessárias para a realização da principal ação de “saber pensar” que é investigar; e a dialética de investigar a verdade requer a postura adequada – o ceticismo.

Ser cético não é ser pessimista, nem incrédulo, pois ser pessimista é sempre considerar o pior cenário, e ser incrédulo é não ter fé. Ser cético é sim questionar, e questionar é não aceitar algo como verdadeiro que não tenha sido submetido ao rigor do raciocínio lógico e objetivo.

“Saber pensar” é o desafio de fazer uma “viagem”, que no filme “Matrix” não é realizada pelos que tomam a “pílula azul”, para retornarem ao confortável mundo de manipulação e mentiras. Já a “pílula vermelha” garante apenas a passagem de ida, com a advertência final de que - “...a única garantia é a verdade, e nada mais!...”

Se você chegou até aqui deve estar se perguntando o porquê de tanto sofrimento para saber a verdade. Saber a resposta implicará que você a investigue, e para isso precisará “saber pensar”, ou basta tomar a “pílula azul”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário