quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Descriminalização e liberalização das drogas no Brasil

Artigo de André Soares – 16/06/2011
Você quer se matar? Então, se mate! É um direito seu, sabia? Fique à vontade para fazer o que bem entender da sua vida. Porque ela é toda sua. Contudo, o que você não tem direito é fazer apologia a que outras pessoas prejudiquem suas vidas, a exemplo de você. Nesse sentido, a descriminalização e liberalização das drogas são questões permanentes e polêmicas, embora não sejam complexas como se imagina. Todavia, a principal questão que você deveria investigar é o porquê do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, repentinamente, ter se tornado o "garoto-propaganda" de uma campanha em favor da descriminalização da maconha no Brasil, com tantas outras temáticas muito mais urgentes e relevantes para a conjuntura nacional, a serem encampadas por estadistas da estatura de ex-presidentes.

Quanto à problemática das drogas sejamos breves: 

"Por que há drogas lícitas e ilícitas, em todo o mundo?" Ou seja, "por que algumas drogas podem e outras não podem, já que tanto drogas lícitas e ilícitas fazem mal à saúde?"

Simples:

Porque os estados não podem tudo. Aliás, os estados podem muito pouco. E uma das coisas que nenhum estado pode é conter a sociedade que o legitima. Portanto, as drogas ilícitas são as que o estado consegue proibir e as lícitas as que não consegue, simplesmente porque é impotente para fazê-lo.

Quanto ao repentino empenho pessoal do nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em defesa da descriminalização da maconha no Brasil, com evidente estardalhaço na mídia nacional e internacional, o motivo é bem menos altruísta, porém politicamente obscuro.

Quer saber o porquê?

É o mesmo porquê que os ex-presidentes Jimmy Carter, Bill Clinton e outras autoridades mundiais estão fazendo a mesma campanha, o mesmo porquê que o quase ex-presidente Al Gore está fazendo campanha semelhante pela salvação do meio ambiente, conquanto esses protagonistas consagrados internacionalmente nunca tenham professado, defendido e lutado port tais ideais ao longo de suas vidas.

O que está por trás de tudo isso?

Como provavelmente você não irá acreditar, então talvez seja melhor fingir não estar sofrendo uma manipulação internacional e comemorar com sua família, seus amigos e toda a sociedade, a "doideira" da democracia brasileira, curtindo o "barato" da dominação, fumando seus "baseados" de maconha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário