quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mensagem aos jovens

Artigo de André Soares - 30/10/2010.

“Esses moços, pobres moços,
Ah! Se soubessem o que eu sei,
Não amavam,
Não passavam,
Aquilo que eu já passei”

Assim começa a canção “Esses moços, pobres moços”, de Lupicínio Rodrigues, antecipando aos jovens a decepção que sofrerão em seu próprio futuro.

Lupicínio tem razão, bem como a coragem ética de alertar os jovens sobre o destino de suas vidas, compondo essa linda e triste canção.

Você que é jovem e inteligente, já percebeu como os mais velhos sempre lhe vendem um futuro promissor, pleno de realizações?

Você que é jovem e inteligente, nunca considerou a hipótese que os mais velhos lhe estejam omitindo alguma coisa, que seria muito importante que você soubesse?

Pois, estão!

Você perguntaria, então: “o que?”

A verdade!

Mas, não se espante! O mundo sempre foi assim e continuará sendo, pois os jovens sempre foram manipulados pela  mentira dos mais velhos. Quando você ficar velho vai manipular os jovens também, a começar pelos seus próprios filhos.

E é muito fácil manipular os jovens.

Basta encantá-los com um ideal, ou uma festa animada.

Portanto, a não ser que você pretenda se tornar um velho frustrado manipulador de jovens, liberte-se.

Como?

Lupicínio Rodrigues responde essa pergunta em sua canção dizendo:

“Por meus olhos,
Por meus sonhos,
Por meu sangue,
Tudo enfim,
É que eu peço a esses moços,
Que acreditem em mim”


Todavia, peço vênia ao ilustre Lupicínio Rodrigues e respondo aos jovens, diferentemente:

Liberte-se, aprendendo a “saber pensar” e questionando tudo e todos -  inclusive Lupicínio Rodrigues e a mim mesmo.

Afinal,o que lhe garante que Lupicínio e eu também não estamos manipulando você e os jovens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário