quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Esperança, ou ilusão ?

Esperança, ou ilusão ?
Artigo de André Soares - 26/03/2010.
A esperança é a característica humana que constitui sua maior força e sua maior fraqueza. Com a sua inspiração as pessoas são capazes de realizações e superações inimagináveis e também de se entregarem à escravidão e ao infortúnio. Como todos são movidos à esperança, afinal “a esperança é a última que morre”, aí está a essência do mais poderoso instrumento de motivação pessoal, conquanto possa ser empregado para  o bem, ou para o mal.
A esperança é a força da vida e fundamenta-se no desejo de mudança da realidade na expectativa da construção de um futuro melhor. Tanto maior essa expectativa, maior a força motivadora da esperança. Entretanto, tão crucial quanto não perder a esperança é conhecer a sua veracidade, divisor de águas entre o livre arbítrio e a manipulação.
Acreditar é o segredo.
“Você acredita em quê?”
Esta pergunta é fundamental porque só se tem esperança naquilo em que se acredita. Portanto, cuidado ao respondê-la, pois sua resposta revelará a sua maior intimidade. Acredite!
Mas, desnecessário se faz desvelar intimidades, pois a serviço da esperança estão as ideologias, conforme bem disse o poeta: “...ideologia, eu quero uma prá viver...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário