quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Teorias da conspiração no Brasil


Artigo de André Soares - 13/08/2011




Teorias da conspiração são idéias paranóicas sobre a existência de ações clandestinas, patrocinadas por agentes adversos, causadoras de grande prejuízo e destruição. Tais concepções são condenadas ao ostracismo e seus defensores expostos ao ridículo, pois teorias da conspiração são produto de mentes doentias e sua única utilidade é na criação de histórias de ficção. O que pouca gente sabe é que as principais potências mundiais dão enorme importância a elas, possuindo estruturas especializadas nesse mister que são seus serviços de inteligência. Significa que teorias da conspiração constituem terreno nebuloso, potencialmente perigoso e duas atitudes representam grande estupidez: desconsiderá-las, ou alardeá-las indiscriminadamente. É justamente por essa razão que não se mencionará aqui nenhuma delas porque, como todos já sabemos, teorias da conspiração não existem, não é mesmo?

Entretanto, algumas sutilezas que sempre passam despercebidas merecem especial atenção. Portanto, deve-se suspeitar da impunidade, pois ela não é apenas mera conseqüência de deficiências institucionais, mas a corrupção dos governantes com o poder. Deve-se suspeitar das autoridades que sempre afirmam estar tudo dentro da normalidade e sob controle, pelo simples fato de que é mentira. Deve-se suspeitar de infiltração por organizações criminosas nos vultosos projetos e empreendimentos de interesse nacional que nunca dão certo. Deve-se suspeitar de ações clandestinas e da atuação de serviços de inteligência estrangeiros, patrocinando crimes de traição à pátria e à soberania nacional, cometidos nos mais elevados escalões governamentais do país, demandando tragédias e graves "acidentes" em setores estratégicos do poder nacional, cujas apurações nunca apontam culpados e são rapidamente esquecidas. 

Proteger-nos contra essas ameaças é missão dos serviços de inteligência nacionais, cuja notória e escandalosa ineficiência institucional estranhamente nunca foi investigada no Brasil. Basta relembrarmos algumas das incontáveis contingências nacionais sofridas e decorrentes da total "incompetência" dos nossos serviços de inteligência, como o trágico afundamento da plataforma da Petrobras P-36, em 2001, maior plataforma marítima de exploração de petróleo do mundo, implicando um prejuízo de US$ 354 milhões e a morte de 11 funcionários; a trágica explosão que destruiu o foguete brasileiro VLS-1, no Centro de Lançamento de Alcântara/MA, em 2003, com ingentes prejuízos nunca divulgados e o comprometimento do estratégico projeto aeroespacial brasileiro, matando 21 técnicos civis; o caos da aviação brasileira que comprometeu a segurança dos vôos no país, entre 2006 e 2007; a ocupação da usina hidrelétrica de Tucuruí, que vulnerabilizou o abastecimento nacional de energia; a destruição de centros de pesquisa da Embrapa, que comprometeu o nosso desenvolvimento científico-tecnológico; os ataques terroristas da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que dominou e atemorizou completamente todo estado de São Paulo, em 2006; o grampo ilegal que vitimou o senador Demóstenes Torres e o então Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em 2008, que ameaçou as instâncias máximas dos poderes da República; e a onda de ataques do crime organizado no Rio de Janeiro, em 2010, que demandou a urgente mobilização e emprego das forças armadas.

Por derradeiro e não por acaso, o Brasil sofre atualmente a maior e pior crise institucional de inteligência sem precedentes na sua história, desvelada no festival de clandestinidades da Operação Satiagraha, em 2008, criminosamente patrocinadas pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). Contudo, no epicentro desse estado de caos, a ABIN continua uma "caixa preta" invencível, sem controle, em flagrante atentado contra o estado democrático de direito vigente, obscuramente protegida pela impunidade, inação e rápido esquecimento de nossos governantes sobre seus crimes praticados contra o estado brasileiro, cujos culpados nunca foram responsabilizados, sob a cumplicidade dos órgãos de controle, dos poderes executivo, legislativo, judiciário e do ministério público.

O que realmente está acontecendo no Brasil? Certamente, nada. Tudo está rigorosamente dentro da normalidade e sob controle. Afinal, como todos nós já sabemos, teorias da conspiração não existem, principalmente no Brasil. Não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário