quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A "Inteligência da preguiça"


Artigo de André Soares - 18/11/2010.


A preguiça é uma virtude. Porém, como a imensa maioria das pessoas não sabe empregá-la, degenera-a em defeito. Na verdade, a preguiça é uma defesa, à semelhança do nosso sistema imunológico. Assim, se o sistema imunológico nos protege de organismos nocivos invasores, a preguiça nos protege preservando algo que temos de muito valioso - nossas energias.
Um excelente exemplo nacional sobre o emprego da “Inteligência da preguiça” é a sabedoria do povo baiano. Todavia, essa é uma virtude mal compreendida pela cultura popular, que considera a preguiça do povo baiano um defeito. Ledo engano! O baiano, ao contrário, é um povo virtuoso e, provavelmente, o mais ativo do mundo. E quem “pagar prá ver” perderá, pois o baiano é imbatível.
Duvida?
Então, responda:
Um atleta maratonista é preguiçoso?
Claro que não, dirão todos!
Ao contrário, raríssimas são as pessoas que conseguem correr uma prova de maratona, pois alguém que corre 42.195m é uma pessoa muito especial, possuidora de invejáveis atributos físicos e morais, como força, potência, resistência, tenacidade, persistência, coragem, determinação... e tantos outros.
Pois, o baiano é ainda muito mais - o baiano é um atleta do carnaval.
Você já “pulou carnaval”?
Quer competir com o baiano?
Só se for outro baiano, ou pessoal do nordeste; pois se no Brasil, que é o país do carnaval, essa festa dura 4 dias, no Nordeste e principalmente na Bahia dura o ano todo. Só no período da data oficial o carnaval dura semanas, ininterruptas, em que o povo baiano festeja diuturnamente, sem parar, com uma disposição física e mental incomparável. E o mais importante – “é só alegria!”
E você ainda acha que o baiano é preguiçoso?
A preguiça, empregada inteligentemente, é o nosso mecanismo natural que nos permite poupar energia para concentrá-la produtivamente somente no que é fundamental, crucial e prioritário em nossas vidas. Caso contrário, dispersaremos e desperdiçaremos nossa preciosa energia em outras atividades menos importantes e desnecessárias, tomados pela pressão social que nos impõe inúmeras tarefas, na qual a maioria das pessoas se deixa levar pela insanidade de querer fazer tudo - e isso é impossível. Pessoas assim sucumbem extenuadas, como um viajante perdido no deserto, caminhando em várias direções, sem chegar a lugar algum.
O maratonista e o baiano, diferentemente, sabem onde querem chegar, traçam seus objetivos e os alcançam, orientados pela “Inteligência da preguiça”, condição fundamental para o sucesso, por viabilizar a consecução de nossas potencialidades.
Qual o segredo da “Inteligência da preguiça”?
O segredo está na estratégia, e a estratégia é ter foco.
Ter foco é concentrar-se decisivamente em prioridades - apenas nas prioridades.
É isso o que o maratonista e o baiano fazem excepcionalmente, empregando a “Inteligência da preguiça”, que implica realizar com maestria duas ações fundamentais:
1.   Eleger suas prioridades. E prioridades só são prioridades se forem poucas.
2.   Concentrar suas energias exclusivamente nelas.
Portanto, se a vida é o bem maior que se pode ter, por outro lado, sendo ela finita, é evidentemente impossível a realização de tudo o que se quer. Contudo, é possível vivê-la com felicidade, realizando-se plenamente. Nesse sentido, a sabedoria da “Inteligência da preguiça” é um valioso ensinamento.
E os baianos estão de parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário