quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Decifrar pessoas III - Fator 3.3


Artigo de André Soares - 02/11/2010.
Quanto tempo é necessário para decifrar uma pessoa?
Se perguntarmos aos melhores cientistas especializados no assunto, eles responderão ser necessário realizar vários testes e análises científicas em laboratórios semelhantes à NASA. Isso levará, no mínimo, um ano. Posteriormente, serão necessários aproximadamente mais 3 a 5 anos de procedimentos de validação, perfazendo um total de 4 a 6 anos. Mas, ainda não acabou. A reavaliação do trabalho pode chegar à conclusão da necessidade de mais tempo para a obtenção de resultados consistentes, em função de outras tantas variáveis importantes. Assim trabalha a ciência e é assim que o conhecimento científico avança. Todavia, em geral, não temos todo esse tempo para chegarmos a uma conclusão segura sobre questões importantes, principalmente sobre como são as pessoas.
Solução? É claro que há! Mas, fácil não é, evidentemente; pois chegar a conclusões acertadas sobre as pessoas, em menos tempo, é ainda mais difícil. Mas, conhecimento científico não significa necessariamente “conhecimento demorado”, mas sim conhecimento fundamentado.
Veja, por exemplo, caso semelhante em que se necessita de uma avaliação sobre o estado de conservação e funcionamento de um automóvel. Da mesma forma, um especialista necessitará avaliá-lo detalhadamente numa oficina, realizando vários testes e isso levará, no mínimo, vários dias, certamente.
Mas, você não tem todo esse tempo. Talvez, você precise dessa informação em poucos minutos para fechar, ou não, um negócio de compra e venda desse automóvel – e é assim que acontece a todo o momento no comércio de veículos. Vale ressaltar que os empresários mais bem sucedidos do ramo, quando necessário, sabem como avaliar um veículo em pouco tempo e descobrir se estão diante de um excelente negócio, ou um ‘mico’.
Há uma fórmula?
É claro, que há!
Qual é?
Para avaliar carros, não sei. Mas, para decifrar pessoas, posso ajudá-lo.
Conheça, então, o fator 3.3
Quanto tempo é necessário para decifrar alguém?
Respondo: 3 minutos – no máximo. Por isso o nome do fator é: três ponto três.
Para entender, vamos partir da situação padrão na qual se conhece uma pessoa pela primeira vez.
O primeiro três do fator 3.3 refere-se a menos tempo ainda – 3 segundos.
3 segundos é o tempo máximo que uma pessoa necessita para chegar a uma conclusão pessoal sobre alguém, quando a vê pela primeira vez. Isso não é puro ‘achismo’, havendo estudos científicos comprovados que demonstram isso. Evidentemente, a conclusão pessoal a que se chega pode ser equivocada, em relação ao que a pessoa que se está vendo, realmente é de fato. Aliás, isso é o que mais ocorre com as pessoas em geral, explicando o porquê da maioria delas errar tanto quando se trata de decifrar pessoas. A verdade comprovada é que o erro nesses casos é muito mais a regra que a exceção, pois nesse curto espaço de tempo de 3 segundos interferem na avaliação das pessoas, inevitavelmente, fatores subjetivos de aceitação e rejeição. E isso é o que acontece significativamente em relação à avaliação que as pessoas fazem umas das outras, nos muitos casos nos quais se cria uma impressão pessoal sobre alguém que apenas se viu, mas não se conhece.
Portanto, se quiser decifrar pessoas, a partir de agora, sempre que interagir com alguém pela primeira vez, policie-se e tente evitar se deixar levar por sentimentos precipitados de simpatia e antipatia que irão acometê-lo, inescapavelmente. Caso contrário, em menos de 3 segundos você já errou sobre a avaliação de alguém, principalmente porque em muitos casos você não terá mais tempo que isso.
Se tiver, lembre-se do segundo 3 do fator 3.3, que se refere a 3 minutos.
3 minutos é o tempo máximo que uma pessoa necessita para chegar a uma conclusão pessoal sobre alguém, a partir do momento em que esta passa a se expressar voluntariamente, principalmente por meio da comunicação verbal. Evidentemente, que o processo de comunicação humana é um todo, implicando sua manifestação verbal e não verbal. Ambas são fundamentais e ocorrem em concomitância, sendo inúmeros os elementos intervenientes nesse processo. Mas, o fundamental é que a linguagem falada revela significativos aspectos da personalidade, bem como fatores de ordem emocional humanos. Inclusive, há polígrafos para a detecção de mentiras, desenvolvidos exclusivamente para a investigação da expressão oral dos investigados. Evidentemente, que não é fácil identificar pessoalmente os inúmeros aspectos existentes na fala e que constitui melhor tarefa para computadores. Todavia, ainda há na comunicação verbal importante subsídio informacional sobre as pessoas que computadores não identificam, mas seres humanos sim.
Refiro-me à individualidade do ser humano, que o faz único. Evidentemente, que se trata de aspectos essencialmente subjetivos de difícil identificação, mas que a sensibilidade humana capta de forma emocional na relação interpessoal. Assim é que outro aspecto muito importante a destacar é que nesse contexto, quando o interlocutor se expressa verbalmente, mesmo que a pessoa em questão tente deliberadamente mentir sobre o conteúdo de sua fala (e consiga), dificilmente conseguirá mentir sobre a sua própria individualidade como ser humano. O interlocutor pode até conseguir enganar sobre o assunto tratado, mas não conseguirá enganar sobre si mesmo aspectos como inteligência, raciocínio, valores, cultura, idiossincrasias, sociabilidade, tato, educação, só para citar alguns. Além disso, e mais importante, é saber que o interlocutor não conseguirá impedir a revelação do seu espírito, sua alma, sua energia, e a sua luz.
Esse aprendizado pode parecer impossível, mas é apenas difícil, e pode ser alcançado com muita dedicação, estudo e treinamento. Veja o exemplo de um músico profissional. Ele consegue identificar elementos numa canção que são impossíveis para uma pessoa comum como, por exemplo, o compasso, a harmonia, a orquestração, todos os instrumentos que estão tocando, o timbre, o tom da melodia, a afinação, e até os erros que são cometidos que um leigo sequer imagina.
Como ele faz tudo isso?
Ouvindo.
Só que para ouvir assim o músico profissional precisou aprendê-lo com muito estudo, dedicação e treino. Da mesma forma, você pode aprender a decifrar as pessoas. E assim, exatamente como um músico ouvindo as canções, você não precisará mais do que 3 minutos para ‘ouvir’ as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário